quinta-feira, 5 de novembro de 2015

28° - Química

05/11/15

Fenóis
                São substancias que contem hidroxila (-OH) que ligado a um anel benzênico, grupo resultante da remoção de um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto aromático. A mais simples e mais comum substancia desse grupo é o próprio fenol, em cujas moléculas hidroxílicas encontram-se ligadas a um anel benzênico.
                Geralmente obtido pela destilação do carvão mineral, o fenol não é considerado álcool. Alguns fenóis são comuns em plantas podendo ser obtidas em destilação de pétalas e plantas. O fenol é uma substancia toxica. Quando exposta a essa substancia, ou matérias que há contenham, as pessoas podem ter mal-estar, irritação, queimaduras na pele, nas vias aéreas. Contatos prolongados podem causas mutações genéticas e câncer.

                               Aplicação dos fenóis
                São matéria-prima utilizada na produção de rezina e explosivos. Sua maior utilização é como bactericida. Os objetivos, passou a ser largamente utilizada em hospitais diminuindo consideravelmente infecção pós-operatório.
                Apesar de ter sido muito utilizado na forma de solução aquosa, o uso do fenol foi proibido após descobrir que ele causa queimaduras em contato com a pele, por ser corrosivo, e ser venenoso quando ingerido via oral.