quarta-feira, 3 de junho de 2015

15° - Biologia

03/06/15

- Páginas 297, 298 e 299: Ler e copiar os exercícios (Guia de Leitura) de 1 a 6 e responder;

1) Leia o primeiro parágrafo do quadro. Qual (ou quais) das informações apresentadas lhe despertou mais interesse? Comente.

2) No segundo parágrafo, você encontra informações sobre fibras musculares lentas e rápidas. Uma maneira de tornar mais fácil a visualização dos dados é apresenta-los em forma de tabela. Elabore, com os dados do parágrafo, uma tabela que relacione o tipo de fibra a: a) características gerais; b) tipo de miosina; c) tipo de atividade.

3) Qual é a ideia central do terceiro parágrafo do quadro?

4) Leia o quarto parágrafo: qual é a relação entre treinamento e tipo de musculo?

5) Observe as figuras do quadro: a) Faça uma análise do gráfico e elabore uma síntese, por escrito, do que ele apresenta; b) leia a legenda e note que ela traz a estimativa do percentual de fibras lentas e rápidas de um praticante de corrida de curta distância (velocista); confira os dados no gráfico para esse tipo de atleta (primeiro par de barras). A legenda traz ainda uma informação sobre os tipos de fibras nos músculos dos praticantes da musculação, não representados no gráfico. Faça um gráfico em seu caderno que compare os tipos de músculos desses últimos atletas a pessoas comuns, ativas e sedentárias.

6) Leia os dois últimos parágrafos do quadro (5º e 6º). Com base neles, como você definiria tônus muscular? Informe-se sobre como a prática regular de atividade física pode beneficiar os músculos e o tônus muscular.