03/06/15
- Páginas 297, 298 e 299: Ler e copiar os exercícios (Guia
de Leitura) de 1 a 6 e responder;
1) Leia o primeiro parágrafo do quadro. Qual (ou quais) das
informações apresentadas lhe despertou mais interesse? Comente.
2) No segundo parágrafo, você encontra informações sobre
fibras musculares lentas e rápidas. Uma maneira de tornar mais fácil a
visualização dos dados é apresenta-los em forma de tabela. Elabore, com os
dados do parágrafo, uma tabela que relacione o tipo de fibra a: a) características
gerais; b) tipo de miosina; c) tipo de atividade.
3) Qual é a ideia central do terceiro parágrafo do quadro?
4) Leia o quarto parágrafo: qual é a relação entre
treinamento e tipo de musculo?
5) Observe as figuras do quadro: a) Faça uma análise do gráfico
e elabore uma síntese, por escrito, do que ele apresenta; b) leia a legenda e
note que ela traz a estimativa do percentual de fibras lentas e rápidas de um
praticante de corrida de curta distância (velocista); confira os dados no gráfico
para esse tipo de atleta (primeiro par de barras). A legenda traz ainda uma
informação sobre os tipos de fibras nos músculos dos praticantes da musculação,
não representados no gráfico. Faça um gráfico em seu caderno que compare os
tipos de músculos desses últimos atletas a pessoas comuns, ativas e sedentárias.
6) Leia os dois últimos parágrafos do quadro (5º e 6º). Com
base neles, como você definiria tônus muscular? Informe-se sobre como a prática
regular de atividade física pode beneficiar os músculos e o tônus muscular.