quarta-feira, 20 de maio de 2015

12° - Biologia

20/05/15

                Média do Bimestre:
- Avaliação = 4,0
- Trabalho 1 = 2,0
- Trabalho 2 = 2,0
- Atividade em sala = 1,0
- Visto no caderno = 1,0

Sistema de Sustentação e Locomoção
                O esqueleto e os músculos constituem os dois sistemas de sustentação do corpo dos vertebrados. O esqueleto também protege os órgãos e, com a musculatura, promove os movimentos.

                                Tecido Ósseo
                O tecido ósseo é um tipo especial de tecido conjuntivo em que a substancia intercelular é rígida, sendo inorgânica, constituída de cálcio.
                É uma estrutura porosa e vascularizada. Internamente alguns ossos, como o fêmur, têm um material esponjoso (tutano ou medula óssea), responsável pela produção de células do sangue.

                               Tecido Cartilaginoso
                Presente no nariz e nas orelhas e entre outros locais do corpo, caracteriza-se pela resistência aliada à flexibilidade. Possui matriz intercelular rica em fibras colágenas. O tecido cartilaginoso é o único tecido conjuntivo que não possui vasos sanguíneos.

                               Tendões e Ligamentos
                Os músculos do homem são ligados ao esqueleto por tendões (cabos resistentes formados também pelo tecido conjuntivo).
                São estruturas resistentes e pouco elástica, contem grande quantidade de fibras colágenas orientadas paralelamente e com alto grau de compactação.
                Tendões ligam músculos a ossos, enquanto os ligamentos ligam os ossos articulados uns aos outros.

                               O Esqueleto Humano
                Uma pessoa adulta possui 206 ossos. O maior do corpo é o fêmur (osso da coxa) e os menores são os ossos da orelha média, com cerca de 0,25cm.

                               Tecidos Musculares
                Tecido muscular estriado esquelético: é ligado aos ossos e às cartilagens e é responsável pelos movimentos voluntários do corpo (como andar, mastigar).
                Tecido muscular estriado cardíaco: não é ligado ao sistema nervoso central, tem contração vigorosa para manter o movimento involuntário das batidas do coração.
                Tecido muscular não estriado (liso): formado de camadas irregulares de células, não ligadas ao sistema nervoso central, é responsável por movimentos involuntários dos órgãos internos (intestino, bexiga, brônquios).