quinta-feira, 29 de outubro de 2015

27° - Química

29/10/15

Álcoois
                São substancias orgânicas cujas moléculas possuem uma ou mais hidroxilas (-OH), que é o grupo funcional, ligadas a átomos de carbono saturados de uma cadeia carbônica. Sua fórmula, geral é R-OH, sendo R um grupo alquila, isto é, grupo resultante da remoção de átomos de hidrogênio de um alcano. Dessa forma, os álcoois podem ser considerados como derivados dos alcanos em que um dos hidrogênios da cadeia, cíclica ou acíclica, foi substituído por um grupo hidroxila. Quando a hidroxila está ligada a um carbono de um anel aromático (Ar-OH) ou a um carbono de uma ligação dupla C=C características dos Alcenos, denominamos tais substancias como fenóis e enóis.
                São hidrocarbonetos cujas moléculas tiveram um átomo de hidrogênio ligado a um carbono saturado substituindo por uma hidroxila.

                Álcoois:
      ·         Etanol – vem da cana-de-açúcar, beterraba, extratos de mandioca, arroz, milho e celulose de eucalipto; cosméticos; farmacêuticos (Xp).
      ·         Metanol – estrutura molecular mais simples, perigoso; indústria química e farmacêutica; produção de dimetiltereftalato (DRAT); M.P. Pet; fiora de poliésteres; acrílico; solvente (farma).
      ·         Glicerol – solventes; bolos, sorvetes, queijos (consistência).
      ·         Álcool isoprópolico – solvente de tintas; P.A/equipamentos (limpeza).
      ·         Etilenoglicol – problemas de saúde; aditivo de radiadores de automóveis; M.A. tintas e fibras sintéticas;