segunda-feira, 19 de outubro de 2015

25° - Química

19/10/15

Química e alimentos
                Os alimentos entram em nosso organismo, passam por uma série de transformações químicas necessárias para que possam formar e renovar biomoléculas e estruturas celulares, envolvendo o consumo e a produção de energia útil para as células. Essas transformações são denominadas metabolismo. O estudo de processos metabólicos é desenvolvido por uma área de interface, ou seja, de contato entre dos ramos da ciência - Química e Biologia -, chamada Bioquímica.
                No estudo da química dos alimentos, podemos dividir substancia em: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais, conservantes, aromatizantes e substancias prejudiciais, além de água. Os três grupos fundamentais no estudo de bioquímica são: carboidratos, lipídios e proteínas. Os dois primeiros grupos têm como principal função biológica o fornecimento de energia para o funcionamento das células e tecidos e de processos de regulação do metabolismo.

Principais Fontes
Carboidratos
Lipídios
Proteínas
Arroz, batata, macarrão, farinhas.
Óleos vegetais, manteiga, gordura animal.
Carnes, queijos, ovos, presunto, grãos de soja, grão-de-bico, lentilha, feijão, ervilha e brócolis.

                As vitaminas, outro grupo importantíssimo para os organismos vivos e também estudados pela química dos alimentos, constituem uma coleção de substancias orgânicas complexas, que não possuem características estruturais em comum.