quarta-feira, 26 de agosto de 2015

38° - Matemática

26/08/15

Os números complexos

                   Introdução
        Uma das maiores contribuições ao desenvolvimento da álgebra, a fórmula resolutiva de equações cubicas, não tinha grandes aplicações práticas, sendo mais eficiente a resolução dessas equações por meio do método de aproximações sucessivas. Porém, do ponto de vista logico, a formula proposta por esses matemáticos trouxe grandes contribuições, promovendo discussões que culminaram no desenvolvimento dos números complexos.

                  Conjunto dos números complexos
         Já sabemos que no conjunto dos números reais, uma equação do tipo x2+a=0, com a>0, não possui solução, pois não existe um número real que elevado ao quadrado resulte em um número negativo.
            x2+a=0 -> x2=-a -> ±√-a
         Para solucionar esse tipo de problema, foi estabelecida uma extensão do conjunto dos números reais, obtendo um novo conjunto numérico, denominado conjunto dos números complexos, e indicado por Ȼ.

                 Representação algébrica de um número complexo
         Todo número complexo Z=(x,y) pode ser representado algebricamente. Um número complexo Z pode ser representado da seguinte maneira: Z=x+yi com x ƐR, y ƐR e i2=-1, em que i é a unidade imaginaria.
         Note que um número complexo Z, escrito em sua forma algébrica, possui duas partes:
               Z=x+yi
                 _|   |_
         parte        parte
          real      imaginaria

         Em um número complexo, caso a:
     ·         Parte imaginaria seja nula (y=0), dizemos que o número é real: Z=x+0i -> Z=x

     ·         Parte real seja nula (x=0) e a parte imaginaria seja não nula (y≠0), dizemos que o número é imaginário puro: Z=0+yi -> Z=yi