quarta-feira, 19 de agosto de 2015

22° - Biologia

19/08/15

Neodarwinismo ou Teoria Sintética
                Em 1842, conhecedor das ervilhas mendelianas, o biólogo também inglês Julian Huxley (1887-1975) incorporou à teoria darwiniana o papel dos genes. Nasceu assim o neodarwinismo, ou teoria sintética.

                As mutações são fenômenos aleatórios, que ocorrem sem que haja nenhuma alteração do meio ambiente. Elas ocorrem ao caso e, por seleção natural, são mantidas quando adaptativas, ou eliminadas em caso contrário.

                A recombinação genética é a mistura de genes que ocorre na reprodução sexuada, em que os genes provenientes dos pais se recombinam.

                A migração corresponde dos processos de entrada ou saída de indivíduos de uma população, geralmente, associadas por melhores condições de vida. Na imigração, a chegada de novos indivíduos pode introduzir novos genes na população, o que aumenta a variabilidade genética: Na imigração (com a saída de indivíduos) há redução da variabilidade genética da população.

                A deriva genética corresponde a processos aleatórios que reduzem a variabilidade genética de uma população sem relação com a maior ou menor adaptabilidade dos indivíduos. Um exemplo de deriva genética é a modificação da composição genética de uma população em função de queimadas.