quarta-feira, 22 de abril de 2015

7° - Filosofia

22/04/15

Atividade Extra
- copiar e responder as questões, no caderno-individualmente
- debater em grupo para responder e responder individualmente
- tempo de realização da atividade: esta aula (1 aula)
- trazer o caderno para o visto do professor.

1 - Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) analisou os maiores problemas mundiais e estabeleceu oito objetivos, conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) ou 8 jeitos de mudar o mundo, que são os seguintes:
      Esses objetivos devem ser atingidos por todos os países até 2015.
      Com base nessas informações e no trecho do texto em destaque, escolha dois países no mapa que apresentem índices de fome elevados e pesquise sobre o que estão fazendo para atingir os objetivos do milênio. Identifique os seguintes pontos:
a) o nome do país;
b) as ações políticas promovidas;
c) os resultados já obtidos.

(esta questão - PRÓXIMA AULA  E NO CADERNO)

2 - Pesquise em um dicionário  de Língua Portuguesa o significado das palavras ditadura e despotismo. Depois, explique a frase: “Em contrapartida, onde há ditaduras e despotismo, há fome e morte por inanição.”  ( Caso não haja dicionário disponível no momento para aula o professor deve pesquisar previamente ou usar de sua  própria definição pra as duas palavras. Na sequência  expor oralmente ou escrever na lousa , contudo é importante e seda preferência  para que o aluno pesquise em um dicionário)

3 - Comente o paradoxo (a contradição) existente na seguinte frase: “Ao mesmo tempo em que temos uma crise de alimentos, jogamos fora 30% a 40% dos alimentos produzidos.” Agora, reflita: o que você pode fazer em sua casa e em sua comunidade para evitar o desperdício de alimentos?

4 - Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um 1 bilhão de adultos da população mundial está com sobrepeso e 300 milhões com obesidade. No entanto, grande parte destes adultos está desnutrida. Analise esse diagnóstico e responda: Quais são as contribuições de uma educação para a cidadania para a garantia social e política da distribuição de renda, a aquisição de alimentos e o alimentar-se com qualidade e saúde?