01/04/15
- Página 74: Exercícios 15, 16, 17, 19, 20 e 21;
15- Determine o ponto médio do segmento de extremidade:
a) A(1, -7) e B(3, -5)
1+3 , -7+(-5)=2
e -6
2 2
b) A(-1, 5) e B(5, -2)
-1+5 , 5+(-2)=2
e 1
2 2 2
c) A(-4, -2) e B(-2,
-4)
-4+(-2)
, -2+(-4)=-3 e -3
2 2
16- Uma das extremidades de um segmento é o ponto A(-2,-2).
Sabendo que M(3,-2) é o ponto médio desse segmento, calcule as coordenadas do
ponto B(x,y), que é a outra extremidade do segmento.
m=(x1+x2/2)
, (y1+y2/2)
x=x1+x2/2
3=-2+x/2
23=-2+x
6=-2+x
x=8
3=-2+x/2
23=-2+x
6=-2+x
x=8
y=y1+y2/2
-2=-2+y/2
2-2=-2+y
-4=-2+y
y=-2
-2=-2+y/2
2-2=-2+y
-4=-2+y
y=-2
17- Em um triângulo isósceles, a altura e a mediana
relativas à base são segmentos coincidentes. Calcule a medida da altura
relativa a base BC de um triangulo isósceles de vértices A(5,8), B(2,2) e C(8,2).
x=(2+8)/2=10/2=5 , y=(2+2)/2=4/2=2
M=(5,2) , A=(5,8)
dAM=√(5-5)²+(2-8)²=√0+(-6)²=√36=6
dAM=√(5-5)²+(2-8)²=√0+(-6)²=√36=6
19- Verifique se os pontos:
a) A(0,2), B(-3,1)
e C(4,5) estão alinhados;
[ 0 2 1] 0 2
[-3 1 1] -3 1
[4 5 1] 4
5
0+8-15-4+0+6=-5,
ou seja não estão alinhados.
b) A(-1,3), B(2,4) e C(-4,10) podem ser os vértices
de um mesmo triangulo.
[-1 3 1]
-1 3
[ 2 4 1] 2 4
[-4 10 1] -4
10
-4-12+20+16+10-6=24
20- Determine x de maneira que os pontos A(3,5), B(1,3) e
C(x,1) sejam os vértices de um triangulo.
[3 5 1] 3 5
[1 3 1] 1 3 ≠ 0
[x 1 1] x 1
9+5x+1-3x-3-5≠0
2x+≠0
2x≠-2
x≠-2/2
x≠-1
21- Considerando uma reta r que passa pelos pontos A(-1,-2)
e B(4,2) e intersecta o eixo y no ponto P, determine as coordenadas do ponto P.
A(-1, -2) e
B(4, 2) P ?
P(0,y)
[-1 -2 1] -1 -2
[ 4 2 1] 4 2 ≠
0
[ 0 y 1] 0 y
-2+0+4y+0+1y+8≠0
5y+≠0
5y≠6
x≠-6/5
x≠(0, -6/5)