segunda-feira, 16 de março de 2015

3° - Sociologia

16/03/15

Direitos e Cidadania
                Direitos de todos, das mulheres, das crianças, dos adolescentes, do consumidor, dos idosos, etc. A várias leis de decretos que os traduzem. Mas de que adianta haver tantas leis e decretos que não são respeitados? Os direitos básicos dos cidadãos devem ser garantidos pelo Estado. Vamos ver como a relação entre direitos e cidadania foi tratada na história das sociedades.
                Alguns povos da antiguidade tiveram suas normas e leis registradas por escrito. As leis babilônicas reforçavam o poder do Estado e os gregos definiam as instituições da democracia. Nenhuma delas tratava dos direitos humanos, cuja história é bem mais recente.
                Foi somente a partir do século XIII na Inglaterra que se criaram as primeiras cartas e estatutos que asseguravam desses direitos: A Magna Carta (1215-1225), que protegia apenas os homens livres. A mais importantes “das cartas de direitos", a monarquia à soberania popular, transformando-a numa monarquia constitucional. Todos esses atos eram dirigidos apenas às pes­soas nascidas na Inglaterra. Eram leis para um só país.
                No século XVIII, quando as colônias inglesas da América do Norte foram criados alguns documentos importantes, como a Declaração de Direitos da Virgínia. Nesse mes­mo ano, foram ratificadas as primeiras emendas à Constituição que determinavam com clareza os limites do Estado e definiam os campos em que a liberdade devia ser estendida aos cidadãos.